01

Como contribui o Modelo de Avaliação de Risco para a gestão de clientes?

 

1. Simplifique e agilize os seus processos de decisão com a avaliação quantitativa e qualitativa de clientes, potenciais clientes ou parceiros.

2. Garanta que a avaliação dos riscos comerciais é objetiva, através de informação de valor acrescentado que lhe permite identificar que clientes possuem um risco de incumprimento mais elevado. 

3. Automatize e integre a qualificação do risco nos processos internos de decisão e acompanhamento da evolução do risco de incumprimento, através da nossa solução de integração de dados
(Webservices) e dos alertas diários gerados a partir do Insight View.

rating-morosidad-1
02

Avaliação de Risco - Score

O Score é um modelo de avaliação de risco que mede a probabilidade de incumprimento de uma empresa a 12 meses, avaliando o risco de 1 a 10, que representam maior e menor risco respetivamente. Através do Score fomos reconhecidos pelo Banco de Portugal como ECAI (Agência de Notação Externa) em janeiro de 2010, tendo-se mantido este reconhecimento até agosto de 2019, altura em que as regras para manutenção do estatuto ECAI obrigam à obtenção do estatuto CRA-Credit Rating Agencies, junto do ESMA-European Securities and Markets Aurhority.   

O reconhecimento como ECAI, foi uma certificação da qualidade do Score, permitindo a sua utilização pelas instituições que adotam o Método Standard na determinação dos requisitos mínimos de fundos próprios, para cobertura dos riscos de crédito, tendo sido utilizado diretamente, como benchmarking, ou como elemento de calibração, enquanto indicador certificado de medição do risco de crédito de empresas.

rating-morosidad-2
03

Como se calcula o Modelo de Avaliação de Risco?

 

O Modelo de Avaliação de Risco da Iberinform resulta de um estudo estatístico que, a partir da análise de determinada informação disponível, identifica fatores que predizem o comportamento dos pagamentos de uma empresa para os 12 meses seguintes. A definição de incumprimento aqui utilizada contempla não só as ações de Insolvência, mas também os incidentes de pagamento. O incumprimento é modelado com o ultrapassar de um ponto crítico pela combinação de um conjunto de fatores relacionados com a empresa. Mais informação aqui.

rating-morosidad-3

Contactos telefónicos e presenciais

Informação Pública

Ministério da Justiça

Fornecedores internacionais de informação

Registos 

Vínculos empresariais

Informação fornecida pelas empresas

Balanços financeiros

Prestação de contas, demonstração de resultados, etc.

Incidentes de pagamento
Incidências judiciais

Notícias

Imprensa, Certificações

Informação de fornecedores

04

Qual é a capacidade preditiva do Modelo?

 

Se diferenciarmos uma empresa que sofreu um risco de incumprimento por parte de um cliente de outra empresa que utilizou o Score para segmentar e acompanhar clientes, a taxa de sucesso seria de 85% dos casos, o que confirma a capacidade preditiva do Modelo.

rating-morosidad-4
Este site usa cookies

Esta pagina web utiliza cookies com finalidades analíticas (elaborar estatísticas a partir dos seus hábitos de navegação), de personalização (para recordar o idioma ou a configuração preferida), e de publicidade comportamental (para elaborar perfis e oferecer-lhe publicidade orientada às sua preferências de navegação)

Pode configurar agora ou modificar ou retirar o seu consentimento em qualquer momento clicando em Declaração de Cookies.

 

Marketing

Os cookies de marketing são utilizados para rastrear os visitantes dos sites. A intenção é exibir anúncios que sejam relevantes e atraentes para o utilizador individual e, por conseguinte, mais valiosos para os editores e anunciantes terceiros.

Necessárias

Os cookies necessários ajudam a tornar um site utilizável, ativando funções básicas como navegação na página e acesso a áreas seguras do site. O website não pode funcionar corretamente sem estes cookies.

Estadísticas

Os cookies estatísticos ajudam os proprietários dos sítios Web a compreender como os visitantes interagem com o sítio Web, recolhendo e fornecendo informações de forma anónima.

Preferências

Os cookies de preferências permitem que o site se lembre de informações que alteram a forma como o site se comporta ou é apresentado, tais como o seu idioma preferido ou a região em que se encontra.