01

Como contribui o Modelo de Avaliação de Risco para a gestão de clientes?

 

1. Simplifique e agilize os seus processos de decisão com a avaliação quantitativa e qualitativa de clientes, potenciais clientes ou parceiros.

2. Garanta que a avaliação dos riscos comerciais é objetiva, através de informação de valor acrescentado que lhe permite identificar que clientes possuem um risco de incumprimento mais elevado. 

3. Automatize e integre a qualificação do risco nos processos internos de decisão e acompanhamento da evolução do risco de incumprimento, através da nossa solução de integração de dados
(Webservices) e dos alertas diários gerados a partir do Insight View.

rating-morosidad-1
02

Avaliação de Risco - Score

 

O Score é um modelo de avaliação de risco que mede a probabilidade de incumprimento de uma empresa a 12 meses, avaliando o risco de 1 a 10, que representam maior e menor risco respetivamente

rating-morosidad-2
03

Como se calcula o Modelo de Avaliação de Risco?

 

O Modelo de Avaliação de Risco da Iberinform resulta de um estudo estatístico que, a partir da análise de determinada informação disponível, identifica fatores que predizem o comportamento dos pagamentos de uma empresa para os 12 meses seguintes. A definição de incumprimento aqui utilizada contempla não só as ações de insolvência, mas também os incidentes de pagamento. O incumprimento é modelado com o ultrapassar de um ponto crítico pela combinação de um conjunto de fatores relacionados com a empresa.

rating-morosidad-3

Contactos telefónicos e presenciais

Informação Pública

Ministério da Justiça

Fornecedores internacionais de informação

Registos 

Vínculos empresariais

Informação fornecida pelas empresas

Balanços financeiros

Prestação de contas, demonstração de resultados, etc.

Incidentes de pagamento
Incidências judiciais

Notícias

Imprensa, Certificações

Informação de fornecedores

04

Qual é a capacidade preditiva do Modelo?

 

Se diferenciarmos uma empresa que sofreu um risco de incumprimento por parte de um cliente de outra empresa que utilizou o Score para segmentar e acompanhar clientes, a taxa de sucesso seria de 85% dos casos, o que confirma a capacidade preditiva do Modelo.

rating-morosidad-4