Na Iberinform, dispomos de bases de dados de empresas atualizadas diariamente pela nossa equipa de mais de 200 especialistas. Com as bases de dados B2B da Iberinform pode melhorar a eficácia das suas campanhas de marketing direto, tanto nacionais como internacionais. Ajudamos a segmentar o seu mercado potencial para que possa encontrar novos clientes, empresas e empresários, em Portugal, Espanha ou em qualquer país do mundo.

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O que é uma base de dados?

 

É o resultado de uma seleção de informações e dados de clientes que são organizados e guardados digitalmente num sistema. Como regra geral, os dados em bases de dados são apresentados em tabelas de linhas e colunas que permitem uma classificação, filtragem e armazenamento eficiente dos dados. As bases de dados são geralmente organizadas numa linguagem de consulta estruturada (SQL).

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O que é uma campanha de marketing direto?

Os objetivos de uma campanha podem ser para:
 

  • Fazer uma encomenda.
     
  • Visitar a loja online ou o website da empresa.
     
  • Utilizar um desconto que lhes enviámos.
     
  • Preencher um formulário de contacto.
     
  • Preencher um pedido de informação.


Uma das coisas mais úteis numa campanha de marketing direto é que ela é facilmente mensurável. Poderemos saber o quão eficaz a nossa campanha tem sido quase instantaneamente e também conhecer ainda melhor o nosso público, o que nos permitirá segmentar melhor em ações futuras.

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Exemplos de campanhas de marketing direto

Existem diferentes modalidades, e cada uma é adaptada ao tipo de público, aos objetivos da marca e aos produtos ou serviços oferecidos.

Email marketing
É um dos canais online mais populares e eficazes para gerar conversões. As newsletters são os e-mails que compõem uma estratégia de marketing direto por e-mail. O seu conteúdo pode ser muito diversificado, informação sobre a sua marca, produtos, serviços, promoções exclusivas, etc.

 

 

Telemarketing
Estas são essencialmente chamadas telefónicas para contactar potenciais clientes e comunicar os produtos e serviços que oferece. É importante segmentar corretamente a sua base de dados, mas mesmo assim, a melhor maneira de saber se está a visar um potencial cliente é perguntar-lhe diretamente se está interessado no que lhe vai dizer. Isto também lhe permite eliminar contactos.

Correio
As campanhas de correio tradicional têm estado connosco desde (quase) sempre. Ainda existem porque funcionam. O correio cuidadoso, detalhado e direcionado para o público certo pode ser muito eficaz, especialmente agora que recebemos cada vez menos cartas.

 

 

Cupões
Pode ser usado online, em e-mails, ou offline em cartas ou revistas. Os cupões ou códigos de desconto são uma técnica de marketing direto que incentiva o utilizador a comprar o seu produto ou serviço com um desconto. Também aumenta a conversão e a fidelidade do cliente e melhora a sua imagem de marca, criando um efeito boca-a-boca entre os compradores.

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Como implementar uma campanha de marketing direto passo a passo

Atualmente, com a facilidade de acesso a ferramentas de marketing por correio eletrónico e
software, a concorrência é mais forte, e os consumidores estão mais habituados a receber
mensagens de todo o tipo. Por conseguinte, é crucial ter as melhores bases de dados,
ferramentas e estratégia para criar uma campanha de marketing bem sucedida.

Chaves para o sucesso das suas campanhas de marketing direto:

  • É essencial ter uma base de dados atualizada diariamente, pois ela determinará a comunicação correta das suas ações, ou seja, que está a dirigir-se ao público certo.
     
  • Segmentar, ou por outras palavras, personalizar as suas listas de contactos. Pode fazê-lo pela frequência com que visitam o seu website, quer tenham adquirido ou não, que produtos ou serviços lhes interessam mais... Desta forma pode criar mensagens adaptadas para obter novos clientes ou fidelizar os já existentes.
  • Combinar diferentes canais. Se a sua base de dados estiver corretamente segmentada, saberá a quem se dirigir e qual o canal a utilizar, pelo que normalmente não é aconselhável concentrar-se num único canal.
     
  • Incluir um apelo à ação. O objetivo do marketing direto é que o utilizador interaja de alguma forma com a sua marca, idealmente através da realização de uma compra. É por isso que é importante ter um apelo à ação adaptado e trabalhado.

Medir corretamente os resultados dar-nos-á a todos as chaves para sermos cada vez mais
bem sucedidos nas nossas próximas campanhas.