15% das empresas de Braga estão no setor industrial
Conforme os dados do Insight View, as empresas deste setor lideram em termos de volume de negócios, representando 43% do total da faturação do distrito.

Conforme os dados do Insight View, as empresas deste setor lideram em termos de volume de negócios, representando 43% do total da faturação do distrito.
O distrito de Braga é formado por 14 concelhos, que agregam cerca de 8% das empresas portuguesas que apresentaram contas. A distribuição das empresas entre os concelhos é bastante diversificada: Braga encabeça a lista com 27% das empresas do distrito, seguido por Guimarães (18%), Vila Nova de Famalicão (16%), Barcelos (13%), Fafe (5%) e Vila Verde (4%). Os restantes concelhos somam 16% das empresas.
Em 2023, o distrito de Braga registou um aumento expressivo de 32% nos processos de insolvência em relação a 2022. Por outro lado, as dissoluções de empresas caíram 42% no mesmo período. Nesse ano, foram criadas 3597 novas empresas em Braga, um crescimento de 6% face a 2022.
Relativamente à dimensão, as empresas de Braga apresentam grande dispersão: cerca de 85% são microempresas, que contribuem apenas com 13% do volume total de negócios do distrito. As pequenas empresas representam aproximadamente 13% do total, liderando a faturação com 30% do volume de negócios. Já as empresas médias correspondem a cerca de 2% do total, mas faturam 29% do volume total. As grandes empresas, apesar de serem poucas, geram 28% do volume total de negócios.
A diversidade também é visível nos setores de atividade em Braga: 36% das empresas operam no setor de serviços, mas estas são responsáveis por apenas 9% do volume total de negócios do distrito. Os setores de destaque incluem a indústria, com 15% do total das empresas de Braga, sendo o maior gerador de volume de negócios, com 43% do total; e os setores classificados como "Outros" (29%), que representam 32% do volume total de negócios, sublinhando a relevância dos setores menos tradicionais na economia local.
As empresas constituídas nos últimos cinco anos compõem 36% do total das empresas em Braga e geram 6% do volume total de negócios. As constituídas entre seis e dez anos correspondem a 20% do total, com uma faturação de 12%. As empresas com 11 a 15 anos representam 14% das empresas de Braga e 12% do volume de negócios. Aquelas com 16 a 25 anos representam 18% do total e faturam 20% do volume de negócios do distrito. Por fim, as empresas com mais de 25 anos correspondem a 12% do total das empresas e geram 49% do volume total de negócios.
Mantenha-se informado