11 maio 2023
analise-setorial

19% das agências de publicidade e empresas de telemarketing têm dificuldades em pagar as suas faturas

19% das agências de publicidade e empresas de telemarketing têm dificuldades em pagar as suas faturas 

Índice del artículo

O mercado de agências de publicidade e empresas de telemarketing1 tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos, impulsionado por diversos fatores, tais como o acesso facilitado a tecnologias de comunicação, a busca por estratégias de marketing mais sofisticadas e a crescente importância da presença online das empresas. Esse crescimento tem sido tão expressivo que o volume de negócios destas empresas cresceu cerca de 15%

 

De acordo com dados do Insight View, as agências de publicidade que apresentaram as suas contas contabilizam 4409 empresas, enquanto as empresas de telemarketing representam 150 empresas no mercado português. Relativamente ao risco, 19% destas empresas têm dificuldades em pagar as suas faturas, 55% apresentam um risco médio e 26% um baixo risco. Apesar disso, a dimensão das empresas neste setor é dominada por microempresas, representando aproximadamente 92% das empresas, com as pequenas empresas a representarem cerca de 7%, sendo o número de empresas de média e grande dimensão cerca de 1%. 

Em termos de antiguidade, 44% das empresas destes setores têm menos de cinco anos, enquanto 21% têm entre seis e 10 anos, 14% entre 11 e 15 anos, 14% entre 16 e 25 anos e apenas 7% têm mais de 25 anos. Estes dados indicam que, embora haja um número significativo de empresas mais novas a entrar nestes mercados, muitas empresas mais antigas têm conseguido manter-se relevantes e competitivas nos setores ao longo dos anos, sendo que 45% das empresas com mais de 25 anos apresentam um volume de negócios de 45% do total

Os dados fornecidos pelo Insight View revelam que as agências de publicidade e empresas de telemarketing estão concentradas com maior expressão em Lisboa, com 45% do total das empresas. Na segunda posição aparece o Porto, com 17%, seguido de Setúbal com 7%, Braga com 6% e Faro com 4%. O resto do território nacional representa as 21% das empresas remanescentes. 

A análise dos indicadores financeiros destas empresas mostra uma taxa de exportação de 31%, o que indica uma capacidade das empresas em se internacionalizar e ampliar o seu alcance para outros mercados. Em relação à autonomia financeira, estes setores apresentam um índice de 37%, isto é, uma boa capacidade de gerar recursos próprios para financiar as suas atividades. Além disso, a solvabilidade das empresas de telemarketing e agências de publicidade está em torno dos 60%, o que mostra uma capacidade satisfatória de honrar compromissos financeiros no curto e médio prazo. 

 

1 Consideradas todas as empresas classificadas em base de dados com o CAE 822* - Atividades dos centros de chamadas; e CAE 7311 – Agências de publicidade.

Más opciones:

Notícias destacadas