31 janeiro 2024
analise-geografica

37% das empresas de Leiria operam no setor dos serviços

Segundo os dados do Insight View, estas empresas contribuem apenas com 8% do volume de negócios total do distrito.

Índice del artículo

No decorrer do ano de 2023, Leiria viu um aumento de 37% nos casos de insolvência em comparação com 2022. Por outro lado, as dissoluções de empresas registaram uma redução de 45% durante o mesmo período. Em contrapartida, foram constituídas 1803 novas empresas em Leiria ao longo de 2023, um acréscimo de 3% em relação ao ano anterior, demonstrando um crescente interesse na região.

 

O distrito de Leiria é composto por 16 concelhos, representando aproximadamente 5% do total de empresas portuguesas que prestaram contas. A distribuição empresarial é significativamente dispersa entre os concelhos: Leiria lidera com 32% das empresas do distrito, seguida de Alcobaça (12%), Pombal (11%), Caldas da Rainha (11%), Marinha Grande (7%) e Porto de Mós (5%). Os restantes concelhos contabilizam 22% das empresas. 

A distribuição por dimensão empresarial revela uma notável dispersão, com 85% das empresas a pertencerem ao segmento de microempresas. No entanto, estas representam apenas 14% do volume de negócios total. As empresas de pequena dimensão compõem cerca de 13% do total de empresas do distrito (34% da faturação), enquanto as empresas médias representam aproximadamente 2% do total (com 32% da faturação). As empresas de grande dimensão são escassas, correspondendo a apenas 0,2% do total de empresas, mas contribuem com 20% do volume de negócios total.

Esta dispersão também se reflete nos setores de atividade em Leiria, com 37% das empresas concentradas no setor de serviços. No entanto, essas empresas contribuem apenas com 8% do volume de negócios total do distrito. Outros setores em destaque incluem: construção (13%), que representa 9% do volume de negócios total; indústria (11%), com 32% do volume de negócios total; agricultura e transportes, em que ambos representam individualmente 4% do total de empresas, com uma contribuição semelhante na faturação - 5% na agricultura e 4% nos transportes.

No que diz respeito ao risco de incumprimento, aproximadamente uma em cada quatro empresas (22%) de Leiria apresenta um nível máximo ou elevado de risco. Em geral, as empresas apresentam um nível médio (41%) ou baixo (37%) de incumprimento.

Quando observamos a antiguidade das empresas de Leiria, percebemos que quanto mais antigas são, maior é o seu volume de negócios. As empresas constituídas nos últimos cinco anos representam 31% do total, contribuindo apenas com 6% do volume de negócios total. Aquelas que foram constituídas entre seis e dez anos atrás representam 21% do total das empresas de Leiria, com uma faturação de 9% do distrito. Já as empresas constituídas entre 11 e 15 anos atrás constituem 12% do total, apresentando uma faturação de 11% do volume de negócios total. Empresas com uma idade compreendida entre 16 e 25 anos totalizam 21% das empresas e contribuem com 25% do volume de negócios total. Por último, as empresas com mais de 25 anos representam 30% das empresas de Leiria, tendo uma faturação equivalente a metade do volume de negócios total.

Más opciones:

Notícias destacadas