37% das empresas de Braga atuam no setor dos serviços
De acordo com os dados do Insight View, estas empresas contabilizam 9% do total da faturação do distrito.

De acordo com os dados do Insight View, estas empresas contabilizam 9% do total da faturação do distrito.
O distrito de Braga é composto por 14 concelhos, representando cerca de 8% do total de empresas portuguesas que apresentaram as suas contas. A distribuição das empresas é bastante dispersa entre concelhos: Braga lidera com 27% do total das empresas do distrito, seguido por Guimarães (18%), Vila Nova de Famalicão (16%), Barcelos (13%), Fafe (5%) e Vila Verde (4%). Os restantes concelhos somam os 16% remanescentes.
Em 2022, o distrito de Braga registou uma queda significativa de 18% nos processos de insolvência em comparação com 2021. As dissoluções de empresas também diminuíram 1% no mesmo período. No entanto, foram constituídas 3316 novas empresas em Braga, representando um aumento de 1% em relação a 2021.
Em termos de dimensão, há uma alta dispersão entre as empresas de Braga, sendo que cerca de 85% delas são microempresas. No entanto, essas microempresas contribuem apenas com 13% do volume total de negócios do distrito. As pequenas empresas representam aproximadamente 13% das empresas do distrito, liderando em faturação com 31% do valor total, enquanto as empresas médias representam cerca de 2% do total (com 29% da faturação). Embora haja um número residual de empresas de grande porte, elas faturam 26% do volume total de negócios.
A dispersão também é evidente no setor de atividade em Braga: 37% das empresas atuam no setor de serviços. No entanto, essas empresas contribuem apenas com 9% do volume total de negócios do distrito. Os setores restantes em destaque são a indústria, que representa 15% do total de empresas de Braga, mas é responsável pelo maior volume de negócios, com 43% do total; e os setores denominados como "Outros" (29%), que contribuem com 32% do volume total de negócios, demonstrando que os setores menos tradicionais têm uma relevância significativa para a economia de bracarense.
As empresas constituídas nos últimos cinco anos representam 35% do total das empresas em Braga e geram 12% do volume total de negócios. Aquelas que foram constituídas entre seis e dez anos atrás representam 21% do total das empresas, com uma faturação de 11% do distrito. As empresas constituídas entre 11 e 15 anos atrás representam 13% das empresas de Braga, totalizando 12% do volume de negócios. As empresas com idade entre 16 e 25 anos correspondem a 19% do total das empresas e faturam 20% do volume total de negócios do distrito. Por fim, as empresas com mais de 25 anos representam 12% das empresas de Braga e geram uma faturação de 45% do volume total de negócios.
Mantenha-se informado