38% das empresas de Évora atuam no setor dos serviços
De acordo com os dados do Insight View, Évora apresenta dispersão geográfica e predominância de micro e pequenas empresas.

De acordo com os dados do Insight View, Évora apresenta dispersão geográfica e predominância de micro e pequenas empresas.
O distrito de Évora é composto por 14 concelhos e o seu tecido empresarial corresponde a cerca de 2% do total de empresas portuguesas que apresentaram as suas contas. As empresas encontram-se bastante dispersas entre os diferentes concelhos, sendo que Évora lidera no número de empresas com 36% do total do distrito, seguida de Montemor-o-Novo (11%), Estremoz (9%), Reguengos Monsaraz e Vendas Novas (7%), e Arraiolos (5%). Os restantes oito concelhos totalizam os remanescentes 25% das empresas.
No ano de 2022, o distrito de Évora registou um aumento significativo de 19% nos processos de insolvência, em comparação com o ano anterior. Por outro lado, verificou-se uma redução de 9% no número de dissoluções de empresas no mesmo período. Contudo, foram constituídas 498 empresas novas em Évora, o que representa uma diminuição de 8% face a 2021.
No que diz respeito à distribuição das empresas por dimensão, segundo os dados do Insight View, verifica-se que 90% são microempresas. No entanto, estas representam 24% do volume total de negócios das empresas de Évora. As pequenas empresas são responsáveis por cerca de 9% do total de empresas do distrito, mas representam 44% do total de faturação. Apesar de as empresas de grande dimensão serem praticamente inexistentes (apenas 0,2%), estas representam 7% do volume total de negócios de Évora.
A dispersão é elevada no que se refere ao setor de atividade das empresas, sendo que 38% das empresas atuam na área dos serviços. Contudo, estas empresas apenas representam 7% do volume total de negócios do distrito. Destaque para o setor industrial, que apesar de representar apenas 8% do número total de empresas de Évora, é o setor que lidera em volume total de negócios, com 34% do total. Os outros setores representam 26% do número total de empresas e apresentam uma faturação de 43% do total do distrito, o que demonstra que os setores menos tradicionais na análise são muito relevantes para a economia de Évora.
No que diz respeito à antiguidade das empresas em Évora, as que foram constituídas nos últimos cinco anos representam 31% do total de empresas e apresentam uma faturação de apenas 10% do total do volume de negócios. As empresas que foram constituídas entre seis e dez anos atrás contabilizam 19% do total de empresas de Évora, com uma faturação de 16% do total do distrito. As empresas constituídas entre 11 e 15 anos atrás representam 13% das empresas de Évora, totalizando 18% do volume total de negócios. As empresas que têm entre 16 e 25 anos são 20% do total das empresas, e faturam 24% do total do distrito. Por último, as empresas com mais de 25 anos representam 17% das empresas de Évora, apresentando uma faturação de 31% do total de volume de negócios.
Mantenha-se informado