A Exame Informática, em parceria com a Iberinform, entregou no passado dia 29 de novembro os prémios ‘As Melhores & As Maiores do Portugal Tecnológico’, que distinguem, anualmente, empreendedores, inovadores, empresas e instituições nas áreas da Ciência e Tecnologia.

Segundo a informação da Iberinform, dentro das 200 Maiores Empresas de Atividades Económicas Tecnológicas, destaque para o facto de representar 2% da totalidade do emprego em Portugal. No entanto, o emprego em Investigação e Desenvolvimento, representa 19% (-3% comparado com 2020). Relativamente ao Volume de Negócios, este mantém-se nos 4% do total do país. O Valor Acrescentado Bruto teve uma diminuição de 5% para 4%, no presente ano.

Dentro do total do setor das empresas Tecnológicas, houve uma redução significativa do peso do emprego em investigação e desenvolvimento (54% versus 70%) nas 200 maiores empresas, o que levou também à redução do peso do emprego em geral no setor (38% versus 41%). Adicionalmente, o peso do Volume de Negócios decresceu de 72% para 68%, no ano de 2021. Também ocorreu uma descida acentuada do peso do Valor Acrescentado Bruto nas 200 maiores empresas sobre o total das Tecnológicas, de 64% para 46% em 2021.
Apesar da descida do peso na maioria dos indicadores, podemos ainda assim concluir que as 200 maiores empresas Tecnológicas continuam a ter um peso significativo sobre o setor, empregando mais de um terço das pessoas do setor, em que mais de metade dos empregados na Investigação e Desenvolvimento trabalham nestas empresas e que 68% do total de Volume de Negócios deste setor é registado nestas empresas.
Conheça todos os vencedores dos prémios ‘As Melhores & As Maiores do Portugal Tecnológico’ aqui.