02 junho 2023
analise-geografica

42% das empresas de Setúbal foram constituídas nos últimos cinco anos

Segundo os dados do Insight View, estas empresas contabilizam 10% do total da faturação do distrito.

Índice del artículo

No ano de 2022, foram observadas variações significativas nas estatísticas empresariais no distrito de Setúbal. As constituições de empresas aumentaram 23%, refletindo um ambiente propício ao empreendedorismo. As dissoluções de empresas diminuíram 9% e as insolvências apresentaram uma variação nula em relação ao ano anterior, indicando uma maior estabilidade nos negócios existentes. 

A região de Setúbal, composta por 13 concelhos, representa 7% do total das empresas portuguesas que apresentaram as suas contas. Em termos de distribuição por concelho, destaca-se a diversidade empresarial no distrito, com Almada, Seixal e Setúbal como os concelhos de maior concentração de empresas, com 24%, 18% e 15%, respetivamente. De seguida, encontram-se Palmela (8%), Montijo (7%) e Barreiro (6%). Os restantes concelhos representam 22% do total. 

O tecido empresarial é predominantemente composto por microempresas, que representam cerca de 90% do total das empresas de Setúbal. Apesar da sua dimensão reduzida, estas empresas contribuem para a economia local, representando 11% da faturação total. As pequenas empresas também têm uma presença relevante, correspondendo a 9% do número total de empresas e com uma contribuição de 18% da faturação global. As empresas de média dimensão são aproximadamente 1%, contudo apresentam um volume de negócios de 13% do valor total do distrito. Já as grandes empresas, apesar de serem uma minoria, uma vez que representam menos de 1% do total do tecido empresarial de Setúbal, têm um impacto considerável na faturação, sendo responsáveis por 58% do total

A distribuição por setor de atividade das empresas de Setúbal também apresenta uma elevada dispersão, com 43% das empresas a atuar no setor de serviços, que contabilizam apenas 10% do volume total de negócios do distrito. Os setores em destaque são a indústria, que apesar de representar apenas 10% do total de empresas de Setúbal, lidera em volume de negócios, com 38% do total, e os setores denominados como "Outros" (28%), que totalizam 37% da faturação global. Este dado demonstra que os setores menos tradicionais na análise são muito relevantes para a economia de Setúbal.  

As empresas constituídas nos últimos cinco anos representam 42% do total de empresas de Setúbal e faturam apenas 10% do volume total de negócios. As empresas constituídas entre seis e dez anos atrás contabilizam 18% do total de empresas de Setúbal, com uma faturação de 8% do total do distrito. As empresas que têm entre 11 e 15 anos representam 11% das empresas de Setúbal, totalizando 7% do volume de negócios. As empresas com 16 a 25 anos correspondem a 16% do total das empresas e faturam 19% do total do distrito. Por fim, as empresas com mais de 25 anos correspondem a 13% das empresas de Setúbal e apresentam 56% da faturação total global

Más opciones:

Notícias destacadas