01 março 2024
analise-geografica

9% das empresas de Viana do Castelo atuam no setor industrial

De acordo com os dados do Insight View, estas empresas totalizam 43% do volume de negócios do distrito.

Índice del artículo

No ano de 2023, observou-se um aumento de 13% nos processos de insolvência em Viana do Castelo em comparação com o ano anterior. No mesmo período, houve um aumento de 15% no número de novas empresas, totalizando mais 900 constituições. No entanto, as dissoluções de empresas diminuíram em 31% durante o mesmo ano.  

 

O distrito de Viana do Castelo é composto por 11 concelhos, com o seu tecido empresarial a representar aproximadamente 2% do total de empresas portuguesas que prestaram contas. O distrito regista uma grande dispersão das empresas entre concelhos, com Viana do Castelo a liderar no número de empresas, com 35% do total, seguido por Ponte de Lima (18%), Valença (10%), Arcos de Valdevez (8%), Monção (8%) e Caminha (7%). Os restantes concelhos abrigam os 14% das empresas remanescentes. As exportações da região representam cerca de 35% do volume total de negócios.

No que diz respeito ao tamanho das empresas, a maioria são microempresas (87%), contribuindo apenas com 16% do volume de negócios total. As pequenas empresas representam cerca de 12% do total, mas contribuem com 31% da faturação, enquanto as médias empresas compõem aproximadamente 1% do total, com 24% da faturação. Apesar de escassas, as grandes empresas faturam cerca de 30% do volume total de negócios.

A distribuição por setor de atividade também mostra uma variedade considerável, com 37% das empresas a atuarem na área dos serviços, mas contribuem apenas com 7% do volume de negócios total. A indústria, que representa 9% do total de empresas, lidera em volume de negócios com 43% do total, seguida pela construção, que representa 14% das empresas e 9% do volume de negócios.

As empresas de Viana do Castelo constituídas nos últimos cinco anos representam 35% do total e contribuem com apenas 8% volume total de negócios. Aquelas que foram constituídas entre seis e dez anos atrás representam 19% do total e contribuem com 14% do volume de negócios, enquanto as empresas formadas entre 11 e 15 anos atrás representam 14% do total e 9% do volume de negócios. As empresas com 16 a 25 anos representam 18% do total e faturam 33% do volume total, enquanto aquelas com mais de 25 anos representam 14% e faturam 37%.

Más opciones:

Notícias destacadas