As exportações no mercado extra-comunitário cresceram 32% face a 2020
De acordo com o Painel das Exportadoras da Iberinform, o valor representou 30% do volume total das exportações em 2021, para estes mercados.

De acordo com o Painel das Exportadoras da Iberinform, o valor representou 30% do volume total das exportações em 2021, para estes mercados.
Segundo o Painel das Exportações da Iberinform, no ano de 2021, o valor total das exportações cresceu 18% graças à grande evolução no mercado extra-comunitário (+32%). Dentro das exportações, houve uma subida superior nos serviços (+23%) do que nos bens (+15%).
No entanto, este crescimento tão acentuado não foi em todos os tipos de empresas, tendo sido as grandes empresas as maiores impulsionadoras no decorrer do ano de 2021 (+22%), sendo o setor dos serviços o maior responsável por este resultado (+36%). Ainda nas grandes empresas, houve uma enorme subida nas exportações no mercado extra-comunitário tanto de bens (+34%) como de serviços (+39%). Em relação ao mercado comunitário, a subida foi bastante superior nos serviços (+33%) do que nos bens (+10%).
Apesar das PMEs também terem registado um crescimento no ano de 2021, foram as empresas que registaram evoluções mais baixas (+12%). Contudo, dentro deste crescimento, destaca-se o aumento substancial das exportações no mercado extra-comunitário de bens (+37%) e serviços (+20%), tendo registado um crescimento total de 27%. Em relação às exportações do mercado comunitário, o crescimento foi nitidamente inferior (+6%).
No setor das micro empresas, o total das exportações registou um crescimento de 16% por causa da grande performance dos serviços (+19%). Se olharmos para o tipo de mercado, destaca-se novamente a subida no mercado extra-comunitário (+36%), com um crescimento acentuado de 39% nos serviços. Relativamente ao mercado comunitário, observamos uma queda de 2% nas exportações de bens, enquanto os serviços cresceram 5%, fazendo com que o crescimento neste mercado tenha sido apenas de 4%.
Com estes valores das exportações de 2021 conseguimos concluir que apesar do mercado comunitário ainda representar a maior parte do volume de exportações com 70%, vemos que existe um aumento bem mais substancial no mercado extra-comunitário, tendo crescido 3% face ao comunitário. Adicionalmente, concluímos que os serviços registaram subidas muito superiores do que os bens em quase todas as dimensões de empresas e mercados.
O Painel das Exportações é elaborado com base no universo: empresas com valor de exportação, no exercício de 2021, publicado no portal do Ministério da Justiça (IES) e disponível na base de dados da Iberinform.
Consulte o Painel das Exportações com mais detalhe aqui.
Mantenha-se informado