O setor das agências de publicidade e empresas de telemarketing tem testemunhado um crescimento notável nos últimos tempos, suportado por um aumento superior a 10% do volume de negócios, face ao ano anterior. As exportações destas empresas estão muito próximas de 33%, o que reflete uma boa capacidade de operações no mercado externo.
Os dados do Insight View indicam que, em relação aos níveis de risco, 17% dessas empresas estão a enfrentar dificuldades financeiras, enquanto 56% apresentam um risco médio e 27% um baixo risco. A maioria das empresas neste setor são microempresas, representando aproximadamente 91% do total, enquanto as pequenas empresas compreendem cerca de 8%, com as empresas de médio e grande porte representando apenas cerca de 1%. Embora em número consideravelmente mais baixo que as restantes, são as empresas de grande dimensão que mais faturam em termos percentuais, com 36% do global do volume de negócios do setor.
Quanto à antiguidade, 43% das empresas do setor têm menos de cinco anos, enquanto 22% têm entre seis e 10 anos, 13% entre 11 e 15 anos, 15% entre 16 e 25 anos e apenas 7% têm mais de 25 anos. Estes números demonstram que, apesar do grande número de novas empresas a entrar no mercado, muitas das empresas mais estabelecidas conseguiram manter-se competitivas ao longo dos anos, uma vez que as empresas com 16 ou mais anos de atividade concentram cerca de 50% do volume de negócios do universo empresarial. Para além disto, estas empresas são, também, as que possuem menor risco de incumprimento associado.
Segundo os dados do Insight View, a maioria das agências de publicidade e empresas de telemarketing estão concentradas em Lisboa, com 42% do total, seguido pelo Porto, com 17%, Setúbal com 7%, Braga com 6% e Faro com 5%. O restante território nacional representa os restantes 23% das empresas.
Pela análise efetuada ao fluxo de caixa destas empresas, verifica-se, também, uma melhoria face ao período económico anterior. O prazo médio de recebimentos, ou seja, a distância até que demora a receber dos clientes, diminuiu de 86 para 80 dias. Em adição, vemos que o prazo médio de pagamentos a fornecedores também reduziu substancialmente, de 93 para 78 dias. Estes indicadores mostram um grande esforço das agências de publicidade e das empresas de telemarketing na melhoria dos seus fluxos de caixa.