09 fevereiro 2024
analise-geografica

16% das empresas de Aveiro atuam no setor industrial

De acordo com os dados do Insight View, estas empresas contribuem com 58% do total do volume de negócios do distrito, destacando-se como o setor mais proeminente em termos de atividade económica.

Índice del artículo

Durante o ano de 2023, foi observado um aumento significativo de 20% nos casos de insolvência no distrito de Aveiro, em comparação com o ano anterior. Por outro lado, registou-se uma diminuição de 41% nas dissoluções de empresas durante o mesmo período. Contrariamente, assistiu-se a um aumento nas constituições de novas empresas, com um incremento de 11% em relação ao ano anterior, totalizando 2.349 novas entidades empresariais em Aveiro, refletindo um interesse crescente na região. 

Composto por 19 concelhos, o distrito de Aveiro representa aproximadamente 6% do total de empresas que apresentaram as suas contas em Portugal. A distribuição destas empresas entre os concelhos é bastante diversificada: Santa Maria da Feira lidera com 21% do total, seguida por Aveiro (14%), Oliveira de Azeméis (8%), Águeda (7%), Ovar (7%) e Ílhavo (5%). Os restantes concelhos respondem por 38% das empresas.

A estrutura empresarial em Aveiro revela uma predominância de microempresas, que representam 84% do total. No entanto, estas microempresas contribuem apenas com 10% do volume total de negócios. As pequenas empresas correspondem a cerca de 14% do total de empresas (24% do volume de negócios), enquanto as médias empresas representam aproximadamente 2% (com 23% do volume de negócios). Embora as grandes empresas constituam apenas 0,4% do total, estas geram 43% do volume de negócios.

A diversificação das atividades empresariais em Aveiro é evidente, com 36% das empresas concentradas no setor de serviços. Surpreendentemente, estas empresas contribuem apenas com 5% do volume total de negócios do distrito. Além do setor de serviços, destacam-se a indústria, representando 16% do total de empresas, mas liderando com 58% do volume de negócios, seguida pela construção, com 9% das empresas e uma contribuição de 4% para o volume de negócios.

No que diz respeito à idade das empresas em Aveiro, aquelas constituídas nos últimos cinco anos representam 31% do total, contribuindo com apenas 5% do volume de negócios. Empresas formadas entre seis e dez anos atrás respondem por 19% do total, gerando 8% do volume de negócios. As empresas com 11 a 15 anos representam 12% do total de empresas e 12% do volume de negócios. Empresas com 16 a 25 anos de existência compõem 20% do total e contribuem com 22% do volume de negócios. Finalmente, empresas com mais de 25 anos representam 18% do total, gerando 52% do volume de negócios. Isso evidencia que as empresas mais antigas são as que mais se destacam em termos de faturação, consolidando a sua posição nos respetivos setores ao longo do tempo.

Más opciones:

Notícias destacadas