15 março 2024
analise-geografica

31% das empresas de Santarém foram constituídas nos últimos cinco anos

Contudo, de acordo com os dados do Insight View, estas empresas representam apenas 5% do total de volume de negócios do distrito.

Índice del artículo

O distrito de Santarém conta com um cenário empresarial diversificado composto por 21 concelhos. Cerca de 4% do total de empresas portuguesas que apresentam as suas contas estão localizadas nesta região. A distribuição empresarial é bastante variada entre os municípios: Santarém lidera com 16% do total, seguido por Ourém (13%), Benavente (8%), Tomar e Torres Novas (7%), e Abrantes (6%). Os restantes 15 concelhos contribuem com os restantes 43% das empresas. 

 

No último ano, Santarém registou uma queda de 12% nos processos de insolvência e uma redução significativa de 47% nas dissoluções de empresas. Em contrapartida, as 1450 novas empresas constituídas na região representam um aumento de 7%, em comparação com 2022.

Analisando a dimensão das empresas, verificamos que 86% são microempresas, embora representem apenas 12% do volume total de negócios. As pequenas empresas constituem cerca de 13% do total de empresas (27% do volume de negócios), enquanto as médias empresas representam aproximadamente 1% (com 21% da faturação). Apesar da escassez, as empresas de grande dimensão lideram em termos de faturação, contribuindo com 40% do volume total de negócios.

A diversificação também é evidente no setor de atividade das empresas em Santarém: 37% atuam na área dos serviços, embora representem apenas 7% do volume de negócios. Destaca-se o setor industrial, com apenas 8% do número total de empresas, mas liderando com 35% do volume de negócios. Os setores classificados como "Outros" representam 30% das empresas, contribuindo com 43% do volume de negócios total, o que sublinha a importância dos setores menos tradicionais na economia local.

Quanto à antiguidade das empresas, aquelas constituídas nos últimos cinco anos representam 31% do total, mas apenas 5% do volume de negócios. As empresas com seis a dez anos de existência contabilizam 17% do total, com 11% da faturação total do distrito. Seguem-se as empresas com 11 a 15 anos de existência, representando 12% do total, mas contribuindo com 10% da faturação. Empresas com 16 a 25 anos representam 20% do total, faturando 21% do volume total de negócios. Por fim, as empresas com mais de 25 anos constituem 20% do total, contribuindo com impressionantes 53% do volume de negócios total do distrito. Assim, é evidente que as empresas com maior longevidade têm um papel significativo na economia local.

Más opciones:

Notícias destacadas