13 dezembro 2023
analise-setorial

32% dos fabricantes de jogos e brinquedos encontram-se em risco de incumprimento

De acordo com dados do Insight View, cerca de 34% destas empresas foram constituídas nos últimos cinco anos

Índice del artículo

Nos últimos anos, as empresas de fabricação de jogos e brinquedos têm registado um aumento notável da faturação. De acordo com os dados fornecidos pelo Insight View, o volume de negócios de 2022 revela um crescimento de aproximadamente 84%. No entanto, uma em cada três empresas enfrenta um risco de incumprimento da atividade elevado.

 

Segundo o Insight View, a concentração das empresas que fabricam jogos e brinquedos é mais expressiva nos principais centros urbanos do país, nomeadamente Lisboa (34%), Porto (28%) e Aveiro (12%). Quanto à dimensão das empresas, a grande maioria são micro (77%) e pequenas empresas (20%).  

O setor apresenta uma dimensão relativamente reduzida, compreendendo apenas 50 empresas em todo o território nacional. Apesar disso, observa-se uma dinâmica empresarial com algumas flutuações, sendo que 32% das empresas foram constituídas nos últimos cinco anos. Dentro deste conjunto, 20% foram criadas no último ano, evidenciando as baixas barreiras à entrada, e o crescente interesse no setor.

Ao analisarmos a evolução da tesouraria, verifica-se que os prazos médios de pagamentos a fornecedores diminuíram de 87 para 61 dias em 2022, assim como os prazos médios de recebimentos de clientes, que reduziram de 81 para 59 dias. Estes números indicam que os fabricantes de jogos e brinquedos conseguem financiar as suas operações com os recursos provenientes dos clientes, uma vez que recebem antes de pagar aos seus fornecedores.

Más opciones:

Notícias destacadas