02 abril 2025
estudos

34% das empresas colocam os atrasos de pagamento entre as suas principais dificuldades

49% do tecido produtivo português recorre ao crédito comercial junto dos seus fornecedores para cobrir as suas necessidades de liquidez adicional.

Índice del artículo

A crescente incerteza é um dos grandes desafios que as empresas portuguesas enfrentam nas suas operações diárias. De acordo com o último Estudo sobre Gestão do Risco de Crédito em Portugal, promovido pela Crédito y Caución e pela Iberinform, a evolução das margens comerciais (indicada por 37% das empresas) é o principal desafio que o tecido produtivo enfrenta nas suas operações diárias.

 

 

De acordo com o estudo, a evolução do ambiente económico geral (36% das empresas), os encargos burocráticos e regulamentares (35%) e a morosidade dos clientes (34%) são as principais dificuldades. Além disso, os operadores económicos citam entre os seus desafios o aumento da mão de obra (30%), a dificuldade em atrair novos clientes (28%), o aumento da concorrência (26%) e o aumento dos custos de produção (17%).  Além disso, 17% têm dificuldades em obter financiamento.

 

 

A expansão do crédito comercial junto aos seus fornecedores é a principal fórmula utilizada pelo tecido produtivo (49% das empresas) para cobrir as suas necessidades de liquidez adicional. Cerca de 48% das empresas recorrem também ao crédito financeiro. 29% restringem o crédito comercial aos seus clientes e 13% recorrem a aumentos de capital.

Subscreva a nossa newsletter

Mantenha-se informado

Pode obter informação detalhada sobre o tratamento de dados pessoais na nossa Declaração de Privacidade.

Mais opções

Notícias destacadas