35% das empresas de Leiria atuam no setor dos serviços
De acordo com os dados do Insight View, estas empresas apenas representam 9% do total do volume de negócios do distrito.
.jpg)
De acordo com os dados do Insight View, estas empresas apenas representam 9% do total do volume de negócios do distrito.
Durante o ano de 2022, o distrito de Leiria registou uma diminuição de 6% nos processos de insolvência face ao ano de 2021. Relativamente às dissoluções de empresas, também houve uma descida neste valor durante o mesmo período de 17%. Contrariamente, foram constituídas 1.712 novas empresas em Leiria no ano de 2022, um aumento de 3% face ao ano passado, o que revela o crescente interesse nesta região portuguesa.
O distrito de Leiria é composto por 16 concelhos, sendo que o seu tecido empresarial corresponde a aproximadamente 5% do total de empresas portuguesas que apresentaram as suas contas. A dispersão das empresas é elevada entre os seus concelhos: Leiria lidera no número de empresas, totalizando 32% das empresas do distrito, seguido de Alcobaça (12%), Pombal (11%), Caldas da Rainha (11%), Marinha Grande (7%) e Porto de Mós (5%). Os restantes concelhos contabilizam 22% das empresas. As exportações do distrito de Leiria representam 47% do total do volume de negócios.
A distribuição por dimensão de empresa mostra uma forte dispersão, em que 85% do tecido empresarial é constituído por microempresas. No entanto, estas apenas representam 15% do total do volume de negócios das empresas de Leiria. As empresas de pequena dimensão representam aproximadamente 13% das emprestas do distrito (37% da faturação), sendo que as empresas médias são aproximadamente 2% do total (com 31% da faturação). As empresas de grande dimensão representam um número bastante reduzido, com apenas 0,2% do total de empresas, contudo estas faturam 17% do total do volume de negócios.
Esta dispersão das empresas em Leiria também acontece em termos de setor de atividade, sendo que aproximadamente uma em cada três empresas concentram-se na área dos serviços. Contudo, estas empresas faturam apenas 9% do total do volume de negócios do distrito. Os restantes setores em destaque no distrito de Leiria são: construção (13%), com uma faturação de 10% do total de volume de negócios; indústria (12%), com uma faturação de 33% do total de volume de negócios; agricultura e transportes, em que ambos representam individualmente 4% do total das empresas e com um comportamento muito semelhante na faturação – 4% do total na agricultura e 5% do total nos transportes.
Relativamente ao risco de incumprimento, cerca de uma em cada quatro empresas de Leiria apresentam um nível máximo ou elevado de risco de incumprimento. Na sua generalidade, as empresas apresentam um nível médio (42%) ou baixo (35%) de incumprimento.
Se olharmos para a antiguidade das empresas de Leiria, quanto mais antiga a empresa, maior o seu volume de negócios e o número de trabalhadores que emprega. As empresas de Leiria constituídas nos últimos quatro anos representam 23% do total das empresas, sendo que faturam apenas 3% do total de volume de negócios e empregam cerca de 6% do total de trabalhadores do distrito. As empresas que foram constituídas entre cinco e nove anos atrás contabilizam 21% do total das empresas de Leiria, com uma faturação de 9% do total do distrito e empregando 13% dos trabalhadores. Seguindo para as empresas constituídas entre 10 e 19 anos atrás, estas representam 22% das empresas de Leiria, apresentam uma faturação de 21% do total do volume de negócios e com uma empregabilidade de 23% do total do distrito. Por último, empresas com mais de 20 anos representam 33% das empresas de Leiria, tendo uma faturação de 66% do total de volume de negócios e empregando 58% do total dos empregados do distrito.
Mantenha-se informado