47% das empresas de fabricação de produtos metálicos apresentam um baixo risco de incumprimento
As empresas de Lisboa são as que estão a gerir melhor o risco, dentro dos cinco distritos líderes em número de empresas.

As empresas de Lisboa são as que estão a gerir melhor o risco, dentro dos cinco distritos líderes em número de empresas.
Segundo o Insight View, 47% das empresas de fabricação de produtos metálicos1 apresentam um nível baixo de incumprimento. Em relação ao volume de negócios, este setor tem mostrado um crescimento bastante sólido nos últimos anos, com apenas uma queda no ano de 2020 derivado da pandemia. No entanto, no ano de 2021 apresentou um aumento de 17% na faturação, sendo 30% do total relativo a exportações. Este valor é um desafio enorme para o setor, uma vez que são procuradas no mercado internacional cada vez mais opções tecnologicamente inovadoras e know-how técnico.
De acordo com os dados do Insight View, existe uma grande dispersão das empresas de fabricação de produtos metálicos, contudo a sua concentração é maior entre os grandes centros urbanos: Porto (18%), Aveiro (16%), Lisboa (13%), Leiria (12%) e Braga (12%). Dos cinco distritos líderes do setor, Lisboa é o que apresenta a menor deterioração do risco de crédito: 15% das empresas do setor encontram-se num nível máximo ou elevado de incumprimento. Seguem-se Leiria, Porto e Braga com 18% e Aveiro com 20%.
As empresas de fabricação de produtos metálicos que foram constituídas na última década contabilizam 41% do seu total, enquanto 36% já têm entre 16 e 25 anos e, aproximadamente 23% têm mais de 25 anos. A antiguidade é um fator relevante no risco de crédito: das empresas que foram constituídas nos últimos dez anos, 34% encontram-se num nível máximo ou elevado de incumprimento. Este número cai significativamente para 7% nas empresas constituídas há mais de dez anos.
No que toca à dimensão das empresas, o setor é composto maioritariamente por micro e pequenas empresas, que totalizam aproximadamente 96% das empresas. As restantes dividem-se por empresas médias (4%) e de grande dimensão, que é um valor quase nulo. Contudo, em termos de volume de negócios as microempresas são as que apresentam o valor mais reduzido, sendo 11% do total. As pequenas empresas faturam 33% dos fabricantes de produtos metálicos e as de média dimensão 35%. Apesar do número de empresas com grande dimensão serem praticamente nulas, estas totalizam 21% da faturação.
A análise agregada das contas oficiais apresentadas por estas empresas mostra a realidade de um setor que trabalha com alguma dependência de capitais alheios, com um endividamento de aproximadamente 56%, sendo cerca de 29% respeito a capital alheio remunerado. Contudo, esta dívida tem algumas limitações a respeito da sua qualidade, visto que aproximadamente 61% é de curto prazo. O prazo médio de abastecimento, que mostra os dias de permanência de inventário na empresa, passou de 58 para 66 dias, um aumento de 14%.
1 Consideradas todas as empresas classificadas em base de dados com o CAE 25* - Fabricação de produtos metálicos, exceto máquinas e equipamentos.
Mantenha-se informado