26 janeiro 2024
analise-setorial

88% dos fabricantes de equipamento elétrico conseguem pagar as suas dívidas

De acordo com os dados do Insight View, cerca de 39% das empresas que se encontram em risco de incumprimento foram constituídas nos últimos cinco anos. 

Índice del artículo

A volatilidade no setor de fabricação de equipamento elétrico, especialmente no volume de negócios, tem sido notável nos últimos anos. Após um decréscimo desde 2018, houve um aumento de 25% em 2021, mas no último exercício financeiro registou-se uma diminuição de cerca de 7%. Apenas 12% das empresas apresentam um risco elevado ou máximo, sendo que 39% dessas foram criadas nos últimos cinco anos. Dentro desse grupo, 20% das empresas constituídas nesse período têm um risco elevado ou máximo.

 

Os dados revelam uma concentração significativa dessas empresas nos grandes centros urbanos, com destaque para o Porto (29%), Lisboa (24%), Aveiro (12%), Braga (8%) e Leiria (5%). Nos cinco distritos líderes do setor, a distribuição do risco é semelhante, com um score de risco médio.

Quanto à antiguidade das empresas, o setor apresenta uma notável diversidade. Cerca de 19% das empresas foram constituídas entre 16 e 25 anos atrás, enquanto 31% têm mais de 25 anos. Apesar dessa experiência consolidada, há espaço para a entrada de novas empresas, representando 10% das empresas no último ano e 14% entre dois e cinco anos.

A maioria esmagadora dos fabricantes de equipamento elétrico são micro (61%) e pequenas empresas (28%), totalizando 89% do setor. As médias e grandes empresas representam uma fatia menor, com 7% e 4%, respetivamente, mas contribuem significativamente para 90% do volume de negócios total do setor.

No que diz respeito à gestão de tesouraria, observa-se uma redução nos prazos médios de pagamentos a fornecedores e recebimentos de clientes, passando de 69 para 67 dias em 2022. Esta sincronia sugere uma diminuição do risco tanto para fornecedores quanto para as empresas em relação aos seus clientes.

Más opciones:

Notícias destacadas