A terceira edição do Barómetro da PME Magazine, realizado em fevereiro de 2023 a cerca de 1.000 empresas, em parceria com a Iberinform, indica que 60% das PME portuguesas não têm interesse em exportar. Além disso, 79% das empresas não se sente pressionada relativamente à emergência climática, mais de 86% não utiliza ferramentas de gestão de risco, e a maioria não reconhece a necessidade de usá-las. Ainda segundo o estudo, 71,8% das empresas não realizou qualquer investimento em transformação digital em 2022.
Existem duas principais crenças limitantes que impedem as PME portuguesas de crescer: a crença de que as empresas não têm recursos suficientes e escala para se internacionalizarem e a crença de que a sustentabilidade não é algo que impacte diretamente o negócio. Pedro Brito, associate dean da Nova Executive Education, explica que as PME têm de compreender que só com mais conhecimento e formação sobre os desafios à exportação e sustentabilidade e com uma atitude colaborativa, juntando-se a outras organizações e ganhando escala, é que será possível crescer de forma sustentável.
O Barómetro PME 2023 também indica que o investimento dos gestores das PME portuguesas diminuiu em todas as áreas, exceto nas pessoas, onde há foco na retenção de funcionários. A preocupação com a sustentabilidade diminuiu, embora as empresas estejam mais conscientes dos processos de qualidade/certificações que contribuem para a sustentabilidade do negócio. O recurso a apoios financeiros diminuiu quase 15 pontos percentuais em 2023.
Consulte o artigo completo realizado pela PME Magazine aqui.
