No primeiro trimestre de 2025, verificou-se uma diminuição acentuada de 27% nos processos de insolvência, o que revela uma tendência bastante positiva no tecido empresarial madeirense, uma vez que menos empresas estão a formalizar processos de insolvência. Por outro lado, vemos uma diminuição de 3% na criação de novas empresas, um ligeiro abrandamento na abertura de novos negócios que possam impulsionar a economia regional.

Na Madeira, o Funchal destaca-se como o principal polo empresarial da região, concentrando 62% das empresas. Há outros concelhos com presença significativa de negócios, como Santa Cruz, que representa 10% do total, seguido por Câmara de Lobos com 6%, Machico e Calheta com 4% cada, e Ribeira Brava com 3%. Os restantes municípios da ilha somam, em conjunto, os 11% restantes das empresas.
Quanto à dimensão das empresas, o tecido empresarial da Madeira é predominantemente composto por microempresas, que representam 86% do total. As pequenas empresas correspondem a cerca de 12%, enquanto as médias empresas são mais escassas, constituindo apenas 2% do total de empresas ativas na região, havendo ainda a presença bastante reduzida de grandes empresas, analisando o número de empresas que divulgaram as suas contas de 2024. No que respeita ao risco, a análise indica que este é mais reduzido nas pequenas, médias e grandes empresas. São as empresas de grande dimensão que, embora em número mais reduzido, formam a maior percentagem de volume de negócios na Madeira.
Na Madeira, o setor dos serviços lidera o cenário empresarial, representando 47% das empresas existentes. Já a categoria designada como “outros” engloba 31% das empresas, de setores como o comércio de combustíveis, comércio a retalho ou de estabelecimentos hotelerios, evidenciando a variedade de atividades económicas que não se enquadram em setores tradicionais, o que demonstra a diversidade do tecido empresarial da região. Embora com menor peso, os transportes (7%) e a construção (9%) continuam a ser áreas importantes, contribuindo significativamente para o desenvolvimento das infraestruturas e para a produção de bens na ilha.
A distribuição das empresas madeirenses de acordo com a sua antiguidade demonstra uma diversidade ao longo dos anos. As empresas com até cinco anos de existência correspondem a 40% do total, indicando um cenário de vitalidade e a emergência de novas iniciativas empresariais na região, pese embora os resultados da criação de novas empresas no primeiro trimestre do ano. Empresas com 16 a 25 anos de atividade representam 20% do tecido empresarial da Madeira, enquanto 12% têm mais de 25 anos, constituindo um grupo de empresas mais estabelecidas e experientes.
