A crescente incerteza do ambiente económico geral é o principal desafio que se coloca ao tecido produtivo nas suas operações diárias. De acordo com o último Estudo de Gestão de Risco de Crédito em Portugal, promovido pela Crédito y Caución e pela Iberinform, as empresas portuguesas apontam-na como um dos seus maiores problemas, em 40% dos casos. Seguem-se-lhe, em importância, a redução das margens comerciais (37%), os custos laborais (35%), a dificuldade em atrair novos clientes (33%), o aumento da concorrência (28%) e os encargos burocráticos e regulamentares (27%).

Note-se que 18% das empresas colocam o impacto dos atrasos de pagamento entre as suas principais preocupações e 15% afirmam ter dificuldades em obter financiamento, o que mostra sinais de vulnerabilidade em termos de liquidez. Por outro lado, 14% identificam a incerteza tarifária e as tensões geopolíticas como um dos principais desafios.

A incerteza em torno da evolução tarifária afeta uma em cada quatro empresas portuguesas. De acordo com o Estudo de Gestão de Risco de Crédito em Portugal, 27% das empresas estão a sofrer os efeitos da guerra comercial que está a afetar o custo dos seus produtos e as margens comerciais em 12% dos casos. Além disso, 2% afirmam estar à procura de novos parceiros comerciais para evitar o custo das tarifas.
.jpg!/.resources/mgnl-cyc-iberinform-theme-2019/webresources/images/img-default-white.png)