As empresas de atividades jurídicas e cartórios notariais são representadas, em 93%, por microempresas, uma larga maioria, existindo, ainda, 6% de pequenas empresas e 1% de médias empresas. Na distribuição do volume de negócios por dimensão de empresa, verificamos que a maior fatia pertence às microempresas (36%), seguido de muito perto pelas empresas médias (35%). A restante percentagem, de 29%, é então, registada pelas pequenas empresas. Neste setor, é possível observar a grande importância das micro e pequenas empresas no volume total de faturação que, em conjunto, é superior a dois terços.

A diversidade temporal das empresas no setor jurídico e notarial é notável, combinando estabelecimentos recentes com outros mais consolidados. Segundo os dados do Insight View, aproximadamente 11% das empresas têm menos de um ano de atividade, enquanto 14% operam há dois a cinco anos. Em contraste, 34% das empresas possuem entre 16 e 25 anos de experiência, e 17% estão há mais de 25 anos no mercado. Esses números evidenciam uma presença sólida e duradoura, refletindo a estabilidade e a confiança que essas empresas oferecem ao mercado.
A distribuição geográfica das empresas no setor jurídico e notarial é bastante diversificada, com uma concentração significativa nos principais centros urbanos do país. De acordo com os dados do Insight View, cerca de 52% das empresas estão localizadas em Lisboa, enquanto 18% estão no Porto. Além disso, Braga, Setúbal e Faro representam quotas menores, com 4%, 4% e 3%, respetivamente. As restantes empresas, aproximadamente 19%, estão espalhadas por outras regiões do país. Esta distribuição evidencia a predominância das grandes cidades como polos de atividade jurídica, enquanto destaca a presença significativa de empresas em outras áreas.
Numa análise feita à gestão do fluxo de caixa deste setor, verificamos que, apesar da subida expressiva do volume de negócios, o prazo médio de recebimentos subiu de 58 para 68 dias, assim como o prazo médio de pagamentos, de 38 para 45 dias, revelando maior dificuldade nas cobranças e, consequentemente, maior demora no pagamento a fornecedores de bens e serviços.
