31% das empresas dos Açores foram constituídas nos últimos cinco anos

04 ABRIL 2023
Iberinform
Iberinform
analise-geografica

Contudo, de acordo com os dados do Insight View, estas empresas apenas registam 6% do total de volume de negócios do arquipélago.

Subscreva a nossa newsletter

Pode obter informação detalhada sobre o tratamento de dados pessoais na nossa Declaração de Privacidade.

Imagen

31% das empresas dos Açores foram constituídas nos últimos cinco anos

As empresas dos Açores encontram-se muito dispersas entre os seus variados municípios: Ponta Delgada lidera no número de empresas, com 35% do total das empresas do arquipélago, seguido de Angra do Heroísmo (15%), Ribeira Grande e Horta (8%), Praia da Vitória (6%), e Lagoa (6%). Os restantes 13 municípios totalizam os 23% das empresas restantes. 

Em 2022, os Açores registaram uma subida de 2% nos processos de insolvência, comparando com o ano anterior. Em relação às dissoluções de empresas, ocorreu um decréscimo de 6%, no mesmo período. Contrariamente, foram constituídas 586 empresas novas nos Açores, que representa um aumento significativo de 18% face a 2021.  

A distribuição das empresas por dimensão mostra que 84% são microempresas. No entanto, estas representam apenas 13% do total do volume de negócios das empresas dos Açores. As pequenas empresas são aproximadamente 15% das empresas do arquipélago, e lideram em termos de faturação, com 35% do total. As empresas médias são cerca de 1% do total (com 19% da faturação) e, apesar de quase não existirem empresas de grande dimensão, estas apresentam um total de 35% do volume de negócios.

A dispersão nos Açores é muito elevada no setor de atividade das empresas: 46% das empresas operam na área dos serviços. Todavia, estas empresas totalizam apenas 10% do volume de negócios do distrito. Destaque para o setor industrial que, apesar de representar apenas 5% do número de empresas dos Açores, representa 14% do total de volume de negócios. Os setores representados como “Outros” representam 33% do número de empresas e apresentam uma faturação de 52% do total do arquipélago, o que demonstra que os setores menos tradicionais na análise são muito relevantes para a economia dos Açores.

No que toca à antiguidade das empresas dos Açores, as que foram constituídas nos últimos cinco anos representam 31% do total das empresas, e apresentam uma faturação de apenas 6% do total de volume de negócios. As empresas que foram constituídas entre seis e dez anos atrás contabilizam 21% do total das empresas dos Açores, com uma faturação de 10% do total do arquipélago. Seguindo para as empresas constituídas entre 11 e 15 anos atrás, estas representam 13% das empresas de Açores, totalizando 7% do volume de negócios. As empresas que têm entre 16 e 25 anos são 19% do total das empresas, e faturam 17% do total do arquipélago. Por último, as empresas com mais de 25 anos representam 16% das empresas dos Açores, apresentando uma faturação de 60% do total de volume de negócios. Portanto, podemos concluir que as empresas com um valor mais elevado de faturação são as que estão presentes nos respetivos setores há mais tempo. 

Mais opções:

Notícias destacadas