04 abril 2023
analise-geografica

31% das empresas dos Açores foram constituídas nos últimos cinco anos

Contudo, de acordo com os dados do Insight View, estas empresas apenas registam 6% do total de volume de negócios do arquipélago.

Índice del artículo

As empresas dos Açores encontram-se muito dispersas entre os seus variados municípios: Ponta Delgada lidera no número de empresas, com 35% do total das empresas do arquipélago, seguido de Angra do Heroísmo (15%), Ribeira Grande e Horta (8%), Praia da Vitória (6%), e Lagoa (6%). Os restantes 13 municípios totalizam os 23% das empresas restantes. 

Em 2022, os Açores registaram uma subida de 2% nos processos de insolvência, comparando com o ano anterior. Em relação às dissoluções de empresas, ocorreu um decréscimo de 6%, no mesmo período. Contrariamente, foram constituídas 586 empresas novas nos Açores, que representa um aumento significativo de 18% face a 2021.  

A distribuição das empresas por dimensão mostra que 84% são microempresas. No entanto, estas representam apenas 13% do total do volume de negócios das empresas dos Açores. As pequenas empresas são aproximadamente 15% das empresas do arquipélago, e lideram em termos de faturação, com 35% do total. As empresas médias são cerca de 1% do total (com 19% da faturação) e, apesar de quase não existirem empresas de grande dimensão, estas apresentam um total de 35% do volume de negócios.

A dispersão nos Açores é muito elevada no setor de atividade das empresas: 46% das empresas operam na área dos serviços. Todavia, estas empresas totalizam apenas 10% do volume de negócios do distrito. Destaque para o setor industrial que, apesar de representar apenas 5% do número de empresas dos Açores, representa 14% do total de volume de negócios. Os setores representados como “Outros” representam 33% do número de empresas e apresentam uma faturação de 52% do total do arquipélago, o que demonstra que os setores menos tradicionais na análise são muito relevantes para a economia dos Açores.

No que toca à antiguidade das empresas dos Açores, as que foram constituídas nos últimos cinco anos representam 31% do total das empresas, e apresentam uma faturação de apenas 6% do total de volume de negócios. As empresas que foram constituídas entre seis e dez anos atrás contabilizam 21% do total das empresas dos Açores, com uma faturação de 10% do total do arquipélago. Seguindo para as empresas constituídas entre 11 e 15 anos atrás, estas representam 13% das empresas de Açores, totalizando 7% do volume de negócios. As empresas que têm entre 16 e 25 anos são 19% do total das empresas, e faturam 17% do total do arquipélago. Por último, as empresas com mais de 25 anos representam 16% das empresas dos Açores, apresentando uma faturação de 60% do total de volume de negócios. Portanto, podemos concluir que as empresas com um valor mais elevado de faturação são as que estão presentes nos respetivos setores há mais tempo. 

Subscreva a nossa newsletter

Mantenha-se informado

Pode obter informação detalhada sobre o tratamento de dados pessoais na nossa Declaração de Privacidade.

Mais opções

Notícias destacadas