86% das empresas de Viseu são microempresas
De acordo com os dados do Insight View, destas empresas, apenas 18% apresentam risco de incumprimento máximo ou elevado.

De acordo com os dados do Insight View, destas empresas, apenas 18% apresentam risco de incumprimento máximo ou elevado.
O distrito de Viseu é composto por 24 concelhos, com uma distribuição diversificada de empresas entre eles. Viseu lidera com 32% do total de empresas, seguido por Tondela (7%), Lamego (6%), Cinfães (5%), Mangualde (5%) e São Pedro do Sul (4%). Os demais concelhos representam os restantes 41% das empresas.
Em 2024, o distrito de Viseu registou um aumento de 3% nos processos de insolvência em comparação com o ano anterior, enquanto as constituições de novas empresas cresceram apenas 1% o que, ainda assim, contraria a tendência nacional. Este cenário indica uma ligeira recuperação na criação de empresas, embora o aumento das insolvências sugira que ainda existem desafios a serem enfrentados.
A distribuição das empresas por dimensão revela uma grande dispersão. As microempresas representam 86% do total, mas são responsáveis por apenas 14% do volume de negócios. As pequenas empresas constituem cerca de 12% do total e geram 29% da faturação. As empresas médias correspondem a aproximadamente 1% do total, contribuindo com 21% da faturação. Apesar da escassez de grandes empresas (42 no total), estas são responsáveis por 36% do volume de negócios.
A diversidade nos setores de atividade das empresas em Viseu é notável. Embora 37% das empresas atuem na área de serviços, elas contribuem apenas com 9% do volume total de negócios do distrito. Os setores mais proeminentes incluem a indústria, que representa 8% do total de empresas, mas lidera em termos de volume de negócios, com 46% do total.
As empresas criadas nos últimos cinco anos representam 30% do total, enquanto aquelas com 6 a 15 anos de atividade correspondem a 33%. As empresas com mais de 16 anos de existência constituem 37% do tecido empresarial de Viseu, demonstrando uma boa manutenção das empresas mais antigas. Além disso, as empresas com mais de 16 anos de atividade são as que possuem menor risco de crédito associado no distrito, sendo, também, as que possuem maior expressão em volume de negócios.
No que é referente à gestão dos fluxos de caixa, assistimos a uma redução tanto no prazo médio de recebimentos como de pagamento nas empresas viseenses, respetivamente de 66 para 62 dias e de 70 para 68 dias.
Mantenha-se informado