14 março 2025
analise-geografica

Santarém mantém tendência de crescimento em volume de negócios

As empresas do distrito de Santarém seguem numa série de três anos consecutivos de crescimento de faturação, com cerca de 70% das vendas destinadas ao consumo interno.

Índice del artículo

O distrito de Santarém apresenta um panorama empresarial diversificado, abrangendo 21 concelhos. Aproximadamente 4% das empresas portuguesas que reportam as suas contas estão sediadas nesta região. A distribuição das empresas varia significativamente entre os municípios: Santarém destaca-se com 16% do total, seguido por Ourém com 13%, Benavente com 8%, Tomar e Torres Novas com 7% cada, e Abrantes com 6%. Os restantes 15 concelhos representam 43% do tecido empresarial.

 

 

Verificou-se, ainda, que, em Santarém, foi registada uma variação em alta no número de insolvências, com 15% a mais, ao mesmo passo que, nas constituições, foi registado um decréscimo de 3% face ao período anterior.

Ao analisar a dimensão das empresas no distrito de Santarém, constata-se que 86% são microempresas, embora estas contribuam apenas com 12% do volume de negócios total. As pequenas empresas representam cerca de 13% do total de empresas, gerando 27% do volume de negócios. As médias empresas, embora constituam apenas 1% do total, são responsáveis por 21% da faturação. Apesar de serem menos numerosas, as grandes empresas dominam em termos de faturação, contribuindo com 40% do volume total de negócios, sendo também as que apresentam um menor risco de crédito.

A diversidade no setor de atividade das empresas em Santarém é notável: 40% operam na área dos serviços, a maior fatia, sendo que contribui com menos de 10% do total de faturação das empresas do distrito. O setor industrial, que apenas representa 8% do total de empresas, é o setor que mais contribui para o volume de negócios. Os setores classificados como "Outros" englobam 30% das empresas sendo responsáveis por mais de 40% do volume de negócios total, destacando a relevância dos setores menos tradicionais na economia local.

No que diz respeito à antiguidade das empresas, verifica-se que aquelas constituídas nos últimos cinco anos representam 30% do total, mas apenas 5% do volume de negócios. As empresas com seis a dez anos de existência correspondem a 18% do total, gerando 11% da faturação do distrito. As empresas com 11 a 15 anos de existência representam 12% do total, contribuindo com 10% da faturação. As empresas com 16 a 25 anos constituem 20% do total, faturando 21% do volume de negócios. Por fim, as empresas com mais de 25 anos representam 20% do total, mas são responsáveis por 53% do volume de negócios do distrito. Assim, é claro que as empresas mais antigas desempenham um papel crucial na economia local.

Subscreva a nossa newsletter

Mantenha-se informado

Pode obter informação detalhada sobre o tratamento de dados pessoais na nossa Declaração de Privacidade.

Mais opções

Notícias destacadas