De acordo com os dados fornecidos pelo Insight View, apenas 15% das empresas metalúrgicas de base estão a enfrentar níveis significativos de incumprimento. Estas empresas encontram-se maioritariamente representadas nos grandes centros urbanos: Porto (21%), Braga (18%), Aveiro (18%), Lisboa (15%) e Setúbal (6%). Dos cinco distritos líderes do setor, as empresas de Setúbal são as que apresentam um maior nível de risco de incumprimento: mais de metade possuem um nível de risco entre moderado a máximo. Por outro lado, Braga é o distrito que apresenta menor grau de risco, sensivelmente duas em cada três empresas possuem um nível de baixo risco.

A antiguidade é um fator relevante no risco de crédito: entre as empresas criadas nos últimos dez anos, cerca de um terço enfrenta níveis máximos ou elevados de incumprimento. Este número diminui consideravelmente para cerca de 13% nas empresas com 11 a 25 anos, e menos de 5% nas empresas com mais de 25 anos.
Quanto à dimensão das empresas, a grande maioria é composta por micro e pequenas empresas, totalizando 81% do setor, estando as restantes empresas representadas por médias empresas (13%) e grandes empresas (6%). No setor, observa-se que, quanto maior a dimensão da empresa, menor o risco de incumprimento: as micro e pequenas empresas apresentam níveis máximos ou elevados de incumprimento de 15%, enquanto nas empresas médias esse valor cai para 8% e nas empresas grandes é de 5%.
Descida no volume de negócios não impacta prazos médios de pagamentos e de recebimentos

De acordo com os dados disponíveis no Insight View, a variação do volume de negócios foi ligeiramente desfavorável neste setor, com um decréscimo de 225 milhões de euros. A taxa de exportação, ainda que ligeira, teve uma variação positiva de 0,5 pontos percentuais. Ainda assim, assistimos a melhorias na gestão da tesouraria, com uma grande melhoria no prazo médio de pagamento (de 56 para 48 dias) e uma melhoria, mais moderada, no prazo médio de recebimentos, de 63 para 61 dias. Observamos que estas empresas pagam as suas dívidas muito mais rápido face ao recebimento das dívidas que possuem com os seus clientes.
