14 dezembro 2021
estudos

As empresas aplicam moratórias de pagamento aos seus clientes para apoiar o crescimento

De acordo com o inquérito de outono do estudo impulsionado pela Crédito y Caución e pela Iberinform, 13% das empresas portuguesas outorga aos seus clientes prazos adicionais superiores a 90 dias.

Índice do artigo

A proteção da carteira de clientes passou a ser uma prioridade para as empresas na sua saída da pandemia de Covid-19. Apenas 37% inicia ações de cobrança após o vencimento da fatura, de acordo com os dados recolhidos no inquérito de outono do Estudo de Gestão de Risco de Crédito em Portugal, promovido pela Crédito y Caución e pela Iberinform. As empresas que concedem aos seus clientes prazos adicionais superiores a 90 dias antes de iniciar os procedimentos de cobrança representam uns significativos 13% do total, percentagem que duplica o valor registado há seis meses. Trata-se de um indicador de que as empresas estão a reagir às suas necessidades de crescimento atrasando o início das ações de recuperação para não deteriorar a relação comercial.

Se os clientes atrasam o pagamento das faturas, 70% das empresas renuncia à aplicação de juros de mora, 20 pontos percentuais acima do valor registado há seis meses. Apenas 1% das empresas é sistemático à hora de exercer este direito.

Entre as empresas que aplicam juros de mora de forma automática sem necessidade de pré-aviso ou requerimento ao cliente, o inquérito do outono revela que 99% das empresas reclama juros abaixo dos valores que lhe corresponderia legalmente.

Mais opções:

Os mais lidos

Este site usa cookies

Esta pagina web utiliza cookies com finalidades analíticas (elaborar estatísticas a partir dos seus hábitos de navegação), de personalização (para recordar o idioma ou a configuração preferida), e de publicidade comportamental (para elaborar perfis e oferecer-lhe publicidade orientada às sua preferências de navegação)

Pode configurar agora ou modificar ou retirar o seu consentimento em qualquer momento clicando em Declaração de Cookies.

 

Marketing

Os cookies de marketing são utilizados para rastrear os visitantes dos sites. A intenção é exibir anúncios que sejam relevantes e atraentes para o utilizador individual e, por conseguinte, mais valiosos para os editores e anunciantes terceiros.

Necessárias

Os cookies necessários ajudam a tornar um site utilizável, ativando funções básicas como navegação na página e acesso a áreas seguras do site. O website não pode funcionar corretamente sem estes cookies.

Estadísticas

Os cookies estatísticos ajudam os proprietários dos sítios Web a compreender como os visitantes interagem com o sítio Web, recolhendo e fornecendo informações de forma anónima.

Preferências

Os cookies de preferências permitem que o site se lembre de informações que alteram a forma como o site se comporta ou é apresentado, tais como o seu idioma preferido ou a região em que se encontra.